O mercado é muito competitivo, buscamos a todo instante surpreender
nosso cliente e pense além, pois seu cliente não esta somente no seu ambiente
de trabalho já pensou que seu cliente pode ser sua esposa, seu filho, seu pai,
seu amigo, seu vizinho, seu amigo da escola, sua professora e em meio a essa
busca por surpreendê-los é preciso verbalizar nossos desejos, anseios e
expectativas boas ou ruins mas sempre o
faça com respeito e cativação, sim por que ate um pé na bunda te joga para
frente.
Quando ainda somos crianças buscamos sempre, atender as
expectativas de nossos pais, não fazendo nada de errado, ate entendermos com o
tempo o que é o certo e o que é errado, mas para isso passamos por um processo
de aprendizagem e que alguns conceitos de boa educação, não precisam estar
escritos em lugar nenhum, mas é pré-condição da nossa vida adulta, que um dia
ainda quando crianças nossos pais, tiveram a hábil tarefa de nos ensinar.
Quando temos uma atividade da qual a realizamos por mais de
uma vez ao dia, pare, olhe e pense !!! Podemos definir um processo para esta
rotina, mas o que entendemos por
processo.
No processo de nos alimentarmos, pelo menos na nossa cultura
fazemos uso de utensílios auxiliares classificados como talheres, dos quais
podem ser basicamente: garfo, faca e colher.
Já parou para pensar que na nossa cultura, fazemos uso dos
talheres para nos servimos as refeições e isto foi nos passado pelos nossos
pais em algum momento. Pois bem ainda bem que tivemos nossos pais, nossos avós,
tivemos um lar, uma família que nos ensinou essa boa prática.
Definimos o termo processo como sequencia de acontecimentos
interligados que estão relacionados entre si, que em cada etapa consumem
recursos vários para converter uma ou mais matérias primas em um elemento
final. Como exemplo podemos fazer referência ao processo de produção de um
determinado veiculo no qual se utilizam vários materiais como ferro, aço
inoxidável, cobre e alumínio, plástico, etc. A formação do veículo terminado se
faz mediante um processo de montagem.
... Artigo http://queconceito.com.br/processo
... Artigo http://queconceito.com.br/processo
Ainda buscando surpreendermos, refinamos o nosso hábito da
nossa refeição a mesa e aprendemos em algum momento que não é educado, jogarmos
comida fora do prato, aprendemos que não podemos jogar comida com nossos
talheres no amiguinho que esta sentado ao lado e assim construirmos o que a
sociedade define como educação e bons modos a mesa, mas recordem-se fomos
treinados e ensinados, neste processo.
A vida nos envolve com muitos processos e clientes, seja o
professor o nosso primeiro cliente mais exigente do qual, para sermos aprovado
e termos o seu elogio não bastava tirarmos uma nota 7 , tínhamos que buscar a
nota 10 com sinalzinho de (+) ao lado. (Esse é o sinal que você mandou bem demais
mesmo)
Mas é importante nos recordamos que para conquistarmos mesmo
a nota mais baixa ou a mais sonhada nota “10”, houve um dialogo do qual o
professor passou o seu conhecimento e descreveu com a sua singularidade a matéria
da qual você seria cobrado, lembre-se que em algum momento da sua vida você foi
ensinado a como utilizar os talheres a mesa, pois bem agora pense e reflita com
carinho, todos somos capazes de aprender , todos somos capazes de cativar nosso
cliente e superar as expectativas e conquistarmos a nota 10, mas uma coisa é
fundamental para que isso ocorra.
Responda-me você
O que é mais importante para conquistarmos a satisfação do nosso cliente ?
Neste processo de aprendizado podemos ter métodos de
transferir o conhecimento e meios auxiliares para que isso ocorra, a comunicação
dos indivíduos seja como os homens das cavernas e seus desenhos rupestres aos
nossos emoticons do whatsapp, a nossa comunicação deve prevalecer e nos
momentos difíceis é através dela que chegaremos a melhor solução para todos os
envolvidos.
Como cativar o nosso cliente ?
Você pode simplesmente dizer que busca a satisfação do seu
cliente e ponto final.
Pois é, por vezes na vida você pode passar um semestre, dois
semestres, três semestres buscando aquela nota “10+”daquele professor de cálculo
e esse dia pode ser que nunca chequem , por que ele talvez não tenha deixado
claro que para chegar na nota 10+ , não basta chegar no resultado esperado ,
pois para ele você teria que resolver como ele em apenas 3 passagens e não em
20 passagens , você pode receber a nota “10”, mas aquele “+”não.
Então hoje eu quero reflita, estamos sempre buscando essa máxima
da satisfação do nosso cliente, estamos aprendendo a usar os talheres a mesa da
forma mais adequada, estamos sempre aprendendo, mas para que possamos aprender
e atingirmos aquela expectativa é preciso que tenhamos dialogo com respeito.
Quantas vezes não admitimos nossos erros e acertos, me
recordo ainda ontem pedindo desculpa para meus pais por não ter tirado a nota
que eu gostaria de ter tirado, pedindo desculpa por não ter dividido o meu
brinquedo com meus primos, hoje eu me recordo que sou pai e minha filha pediu
desculpas por ter derrubado comida no chão.
Você pode pensar que sou um pai severo, mas não sou.
Um dia estávamos almoçando e ela começou a brincar com a comida jogando-a para
fora do prato. Eu parei, olhei aquela
cena e pensei eu posso fazer a diferença, usei da tecnologia sim, abri youtube
e mostrei lhe as crianças que passam fome em outros países, desnutrida muito
doente e eu ensinei a ela que a comida é algo muito importante e que não devemos
brincar, pois existem crianças que não tem o alimento sobre a mesa como ela
tinha a sua frente.
Então neste processo de aprendizagem podemos sim ensinar,
melhorar todo o processo, superarmos a expectativa do nosso cliente, mas com
dialogo, respeito e comprometimento de fazermos a diferença.
Porém para tanto a comunicação deve ser presente e ela
ocorre entre dois indivíduos ou mais dos quais interagem entre sim com mesma
linguagem se fazendo entender e obtendo o mesmo entendimento do esperado, afim
de que possamos atuar na realização do nosso processo em busca daquela famosa
nota 10+.
Se você chegou até aqui eu agradeço, o seu tempo e espero
ter colaborado para seu dia a dia e desejo que tenhas uma ótima comunicação com
todos os seus clientes e que você vá além da satisfação do seu cliente e tire
aquela nota 10+, dele superando todas as suas expectativas na vida pessoal ou
profissional.
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