Nos últimos tempos o setor de gestão da qualidade de software tem estado em evidência, ainda mais agora que a palavra da vez é automação, e aí vem um bate papo tradicional vs ágil, kanban, do Jo ....
Eu acredito que estejamos esquecendo algo nessa busca por qualidade, a nossa máxima razão de ser e existir "a satisfação do nosso cliente" aí você pode me perguntar porque ?
Porque meu ciente não é somente o usuário final, a equipe de qualidade não é responsável sozinha pela satisfação do cliente, na cadeia de produção já devidamente estudado e comprovado pelos grandes administradores Taylor, Ford e afins. Todos nós que fazemos parte desse processo somos clientes e nosso trabalho é insumo para o próximo logo este passa a ser nosso cliente.
Então o empenho a dedicação. O comprometimento de ver, identificar uma não conformidade faz parte de todos nós, nos somos a qualidade do serviço que prestamos e nesta máxima a ferramenta seja de ela utilizada para execução da atividade de forma, manual ou automática só é uma Ferramenta e nada mais.
Temos que envolver a todos da importância do seu trabalho por mais pequenino que possa parecer faz parte da nossa qualidade, sim até a tia do café faz parte da nossa qualidade, o nosso ambiente de trabalho, a brincadeira em um momento oportuno ...somos seres humanos e não robôs e robôs não sabem nada do que não vá além do zero e um que nós o "ensinamos".
Então ao meu ver um bom sistema de gestão da qualidade é indiferente se usamos ferramenta a, B, c ...temos que ser um único time, uma única equipe do vendedor de soluções a tia do café, nós somos a qualidade do serviço prestado e realizados.
Isso aí começando 2017 ...
Vou procurar usar mais este espaço, colocando artigos sobre qualidade e quebrando paradigmas do nosso mundo zero e um.
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