As Três Dimensões da Qualidade, de acordo com Philippe Kruchten.
Philippe Kruchten em seu livro "The rational unified process: An introduction (boston, addison-Wesley, 1999)", propõe que existem pelo menos três dimensões de qualidade que precisam ser consideradas antes de se iniciar qualquer ciclo de teste:
CONFIANÇA - o sistema é resistente a falhas durante a execução, isto é, não entra em loop, não interrompe a execução por falta de recursos etc.
FUNCIONALIDADE - o sistema se comporta conforme o esperado e definido em seus requisitos.
PERFORMANCE - o sistema tem um tempo de resposta adequado e aceitável mesmo quando submetido a um volume de processamento próximo de situações reais ou de pico.
Ilustração 1 - Três Dimensões da qualidade
Autor: Philippe Kruchten
--- Minhas Considerações - Thiago Galitezi
Mesmo com as considerações de Kruchten para as três dimensões da qualidade sendo voltadas para área de Tecnologia creio que devemos pensar em todas as áreas a premissa para a qualidade passa por elas : Confiança, Funcionalidade, Desempenho.
Em uma empresa na linha de produção, numa prestação de serviço, a razão deser desta qualidade é sempre o cliente, logo temos que ofertar a confiança neste cliente para que ele compre conosco ou autorize a execução do serviço. A funcionalidade esta direamente relacionada a satisfação do cliente o produto adquirido ou serviço prestando atende a solicitação inicial do cliente e por fim e não menos importante o desempenho o produto adquirido ou serviço prestado tem seu funcionamento a contento numa situação atipica e qual o limite para essa situação atipica, houve testes para o equipamento vendindo para termos esse limite de stress do produto.
Qualidade é algo que deve envolver todos dentro de um organização da copeira ao diretor, todos empenhando em atuar da melhor forma possivel para que o produto ou serviço ofertado atinga e supere as expectativas do seu cliente.
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